quinta-feira, 13 de novembro de 2008

INÍCIO DAS PASSADAS

Finalmente saí da prisão em que me encontrava.
Comecei a caminhada sozinho, mas com a pertinácia com que comecei a primeira etapa desta caminhada na vida de professor: os quatro anos da licenciatura.
Comecei em idade mais tardia que a quase totalidade dos meus colegas de curso... mas comecei e acabei! O objectivo foi cumprido, quer na quantidade (terminar o curso no menor tempo possível), quer na qualidade (terminar com nota mínima de 14 valores). Não foi uma nota muito boa, mas dadas as circunstâncias (ser trabalhador estudante), até que a empresa foi bem sucedida.
Com esta primeira postagem, inicio uma nova caminhada dentro da caminhada que encetei há quinze anos. Muitas são as razões para falar sobre a educação e o percurso que tracei dentro desta vida. Umas boas e outras menos boas. No entanto, o que me motivou verdadeiramente, foi ver a caminhada veloz em direcção ao abismo para onde se dirige esta "coisa" apelidada de educação. Entenda-se a educação como sendo a formal (escolástica) e a não formal (preservação dos valores familiares e sociais - os "bons costumes").
Que as palavras nã me faltem e sejam céleres e seguras tal como devem ser as passadas de quem tem uma longaviagem a percorrer.
Mário Ferreira

Sem comentários: